terça-feira, 4 de março de 2014

KAÁ - Prêmio de Arquitetura e bom atendimento!

20/11/2013 - Chegou o meu dia de escolher o restaurante! sim eu o Antonio, aquele que trabalha em Alphaville, sabe? aquele que além disso, perdeu o acesso como criador deste blog e sabe Deus como!!! Por isto usando o login do Alessandro para fazer estes posts! Rs...

Desta vez queria escolher um lugar bonito, com boa comida, bom preço e, pra mim super importante, que ficasse perto de casa e aceitasse revervas para depois das 21:00hs, coisa rara hoje em dia!

Desda equação me vieram alguns nomes, decidi pelo KAÁ pelo diferencial da arquitetura reonhecida e premiada nacional e interncionalmente, O projeto é do arquiteto Arthur Casas, segundo ele o projeto KAÁ  foi inspirado nas residências abertas e arejadas de localidades como Ibiza, Miami e Algarve e possui três ambientes: um lounge, um bar e o restaurante. Nos 700 metros quadrados do salão de pé-direito alto, o arquiteto incluiu um espelho d’água e um teto retrátil. O jardim vertical executado pela paisagista Gica Mesiara reúne sete mil plantas de espécies típicas da Mata Atlântica, como avencas, begônias, orquídeas e samambaias que cobrem totalmente uma das paredes do restaurante... o lugar é simplesmente lindo!

No que diz respeito a cozinha, a história é um pouquinho diferente no que diz respeio a personalidade e planejamento, nasceu para ter um cozinha francesa, passopor  algumas mudanças e até a data em que visitamos o local, classificava sua cozinha como franco-italiana, porém ao dar uma lida no cardápio, nos pareceu mais um restaurante de cozinha contemporânea, que entendemos ter de um tudo sem nenhum especialidade.

A experiência de um modo geral foi boa, mas o destaque mesmo fica para o arquitetura e decoração, a comida não tem nada de especial, é "correta" e ponto. Vale comentar o cordial, porém demorado atendimento, ficamos um bom tempo esperando para pedir as bebidas e outo tempo grande esperando pelos pratos... O preço é bem razoável e o garçon nos apresentou o "Zolkin", que funciona como um clube de milhagem de alguns restaurantes, achamos muito interessante e simples cadastro e o "baixar" o App, nos possibilitou o desconto de 35% na conta, muito bom!

Abaixo segue endreço, fotos do local e de alguns pratos:

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 279 - Itaim Bibi - São Paulo 
Telefone:(11) 3045-0043  
 
KAÁ - Foto do sala de espera, com vista para a parede-viva e o espelho D'água

KAÁ - FOTO DO BAR


Detalhe do Couverte - Pães deliciosos!

 

segunda-feira, 3 de março de 2014

D.O.M. - Ambiente elegante, muitos idiomas e formiga da Amazônica!

13/11/2013 - Às 11:25 chega a mensagem do André, responsável pela escolha no dia, avisando que o local escolhido é o D.O.M.! Do meu lado um mix de "que delícia!" e algo do tipo "ai meu cartão de crédito"... Mesmo já tendo ido umas vezes antes ao restaurante, não tinha tido a "experiência" de pagar a conta, nas ocasiões que estive por lá fui na carona do "pessoa jurídica", mas como bom curioso que sou, sempre dei uma olhadinha nos valores, nada módicos, das contas... mas como de costume, pra justificar o "investimento", repeti a máxima que sempre profiro quando quero tentar dar razão às minhas loucuras financeiras... "EU MEREÇO!"
 
Outro ponto complicado foi o horário, a reserva foi aceita para às 20:00! Desafio dos grandes pra mim... lembrando que eu sou o tal que trabalha em Alphaville, que pega trânsito e chega sempre atrasado... ZZzzzZZZzzzzZZzzz Rs... até eu estou cansando desta parte! rs
 
Chegamos todos praticamente juntos, ufa! Pelo menos uma vez não não cheguei com aquela sensação de que estavam esperando por mim há horas! Rs... Sobre o ambiente, o que vi foi uma decoração bem diferente da última vez que estive por lá, me pareceu mais requintado, sofisticado e de certa forma mais austero e sisudo, em um dado ponto o avesso do visual descolado chef Alex Atala, hoje, mais que tatuado e com cara de roqueiro do café Piu-Piu, um renomado e super reconhecido chef no cenário gastronômico mundial... além da nova decoração, chamou a minha atenção a quantidade de linguas que se podia ouvir ao nosso redor... inglês, espanhol, alemão... daí pude ver que outras coisas tinham mudado no local além da decoração, sensação reforçada ao receber o cardápio, que limita sua escolha a 2 tipo de "menu degustação" o qual é atuaizado de tempos em tempos e tem como base ingredientes do Brasil, dos mais conhecidos aos mais exóticos - a justificativa do menu é a de que "Dividido em 4 ou 8 pratos, o menu degustação é a melhor forma de entrar em contato com a experiência gastronômica proposta pelo D.O.M, difícil de ser captada em apenas um prato. Alex Atala apresenta cardápio estritamente autoral, expondo sua ousadia e experimentações resultantes de sua pesquisa com os ingredientes brasileiros" segundo texto que consta no site do restaurante...
 
Limitação, ou exagero, do menu degustação, e tudo que falei até agora, a parte, com relação a comida, o que vivemos foi uma experiência única no que diz respeito a sabores, aromas e texturas! A cada prato servido fomos surpreendidos. positivamente, com utensílios diferentes e bonitos, apresentação dos pratos impecável e um serviço primoroso de todo o super qualificado staff do local! Além dos pratos já sabidos do menu degustação, nos foi oferecido formiga!!! Isto mesmo, formiga!!! Esta da família das saúvas e vindas, congeladas, de uma tribo da floresta amazônica, nada é simples naquele lugar (rs)... eu fui o único que aceitei... e gostei! O gosto tinha uma pegada cítrica e a textura crocante, para arrematar uma fatia fina e pequena de abacaxi... muito bom!
 
Apesar do preço bastante "salgado", em média R$ 400,00 poer pessoa e sem bebida alcólica, a experiência foi muito boa! o D.O.M., assim como o "From the Galley", é um daqueles restaurantes que não de define somente pelo preço e sim por toda a experiência que proporciona. Abaixo fotos do chef Alex Atala, do local, da tal formiga da Amazônia e o endereço:

Rua Barão de Capanema, 549 - Jardins
São Paulo . SP - Brasil

Faça sua reserva com antecedência através do telefone:

+55 (11) 3088 . 0761

+55 (11) 3081 . 4599

www.domrestaurante.com.br

 

alexatala.jpg
Alex Atala - O propietário e chef
 


D.O.M. - Fachada do restaurante




D.O.M. - Mesa de pães e azeites que fica no centro do salão principal do restaurante
Saúva com abacaxi - servido a parte do menu degustação


Macarrão Pupunha
De volta...

Estamos de volta, na verdade eu, Antonio, estou de volta... Parece-me que a idéia de fazer o registro e avaliar os locais via blog não agradou muito, tentei muito, apelei pela diversidade de ponto de vista e a maneira como cada um se expressa e escreve, nas primeiras conversas a respeito na tentativa de maneter o blog atualizado, alguma empolgação ressurgiu mas foi embora "a francesa... sutil e disfarçadamente.
 
Antes de falar das experiências de novembro do ano passado até hoje, com um período de férias que foi de meados de dezembro até meados de janeiro deste ano, vou falar um pouco sobre algumas curiosidades, por exemplo de como surgiram os restaurantes e sobre os "Foodies", recente denominação dada a aquelas pessoas que gastam boa parte de seu tempo e dinheiro conhecendo novos restaurantes.

RESTAURANTE - O QUE É  E COMO SURGIU

Um restaurante é um estabelecimento comercial destinado ao preparo e comércio de refeições, normalmente servindo também todo o tipo de bebidas. Normalmente consiste em uma sala com mesas ou um balcão onde os clientes se sentam, uma cozinha e outras áreas de serviço. A comida e bebida é servida por garçon e barmen.
 
O termo restaurante (do francês restaurant) surgiu no século XVI, com o significado de "comida restauradora", e se referia especificamente a uma sopa. O uso moderno da palavra surgiu por volta de 1765 quando um parisiense conhecido por Boulanger (sobrenome comum, mas que significa padeiro em francês) abriu seu estabelecimento.
 
Antes de existirem restaurantes, o único local (excetuando-se as pousadas e tavernas) onde se podia adquirir comida pronta para consumo fora de casa era a cozinha de rua. Ela existe desde a mais remota antiguidade e persiste até os dias de hoje. Em alguns locais sua estrutura pode ser bem simples, contando apenas com uma bancada onde são colocados os ingredientes e uma fonte de calor para preparar a comida. Em outros há modernos veículos com iluminação, refrigeração, fogão e balcão (as lanchonetes, que não são verdadeiros restaurantes).
 
O primeiro restaurante como o conhecemos (com clientes escolhendo porções individuais em um cardápio, aguardando em suas mesas, com horários fixos ou não) foi a "Grande Taverne de Londres", fundado em 1782 por Antoine Beauvilliers, na rua de Richelieu, em Paris, que permaneceu 20 anos sem concorrência.


Grand Taverne de Londres - "Primeiro" restaurante do mundo.

Porém, segundo o Guiness Book, o restaurante mais antigo do mundo e ainda em funcionamento fica na Espanha, na calle de Cuchileros 17, Plaza Mayor (Madrid). Trata-se do Sobrino de Botín que fuciona ininterruptamente desde 1725, embora nos primeiros anos não fosse exatamente um restaurante, mas uma estalagem que recebia viajantes, mercadores, tropeiros. Pertencia ao cozinheiro francês Jean Botín e não ficava nesse endereço atual, mas na Plaza de Herradores, longe dali. Candido Remis, sobrinho do primeiro dono, batizou a casa com o nome atual, Sobrino de Botín.


Sobrino de Botín - Segundo Guiness Book, o resturante mais antigo do Mundo

FOODIE, GOURMET e RESTAURATEUR 
 
Foodie e Goumert
Ainda que os dois termos sejam algumas vezes utilizados com o mesmo sentido, Foodies se diferenciam de Gourmets, apesar de ambos serem epicuristas (aqueles que buscam o prazer) com alimentos. O gourmet possui caráter refinado em seus alimentos, enquanto o foodie simplesmente é apaixonado pelo consumo, estudo, preparo, notícias, entre outros, relacionados aos alimentos. Gourmets simplesmente querem apreciar a comida, enquanto foodies querem aprender tudo sobre comida, tanto a melhor quanto a comum, e sobre a ciência, indústria e personalidades ao redor da Culinária e alimentação.
 
Restaurater`
Esta é a definição para a pessoa que tem como negócio os restaurantes. Embora ao longo do tempo, o termo passou a descrever qualquer pessoa que possui um restaurante, tradicionalmente refere-se a um profissional altamente qualificado em todos os aspectos do negócio de restaurante.