De volta...
Estamos de volta, na verdade eu, Antonio, estou de volta... Parece-me que a idéia de fazer o registro e avaliar os locais via blog não agradou muito, tentei muito, apelei pela diversidade de ponto de vista e a maneira como cada um se expressa e escreve, nas primeiras conversas a respeito na tentativa de maneter o blog atualizado, alguma empolgação ressurgiu mas foi embora "a francesa... sutil e disfarçadamente.
Estamos de volta, na verdade eu, Antonio, estou de volta... Parece-me que a idéia de fazer o registro e avaliar os locais via blog não agradou muito, tentei muito, apelei pela diversidade de ponto de vista e a maneira como cada um se expressa e escreve, nas primeiras conversas a respeito na tentativa de maneter o blog atualizado, alguma empolgação ressurgiu mas foi embora "a francesa... sutil e disfarçadamente.
Antes de falar das experiências de novembro do ano passado até hoje, com um período de férias que foi de meados de dezembro até meados de janeiro deste ano, vou falar um pouco sobre algumas curiosidades, por exemplo de como surgiram os restaurantes e sobre os "Foodies", recente denominação dada a aquelas pessoas que gastam boa parte de seu tempo e dinheiro conhecendo novos restaurantes.
RESTAURANTE - O QUE É E COMO SURGIU
Um restaurante é um estabelecimento comercial destinado ao preparo e comércio de refeições, normalmente servindo também todo o tipo de bebidas. Normalmente consiste em uma sala com mesas ou um balcão onde os clientes se sentam, uma cozinha e outras áreas de serviço. A comida e bebida é servida por garçon e barmen.
O termo restaurante (do francês restaurant) surgiu no século XVI, com o significado de "comida restauradora", e se referia especificamente a uma sopa. O uso moderno da palavra surgiu por volta de 1765 quando um parisiense conhecido por Boulanger (sobrenome comum, mas que significa padeiro em francês) abriu seu estabelecimento.
Antes de existirem restaurantes, o único local (excetuando-se as pousadas e tavernas) onde se podia adquirir comida pronta para consumo fora de casa era a cozinha de rua. Ela existe desde a mais remota antiguidade e persiste até os dias de hoje. Em alguns locais sua estrutura pode ser bem simples, contando apenas com uma bancada onde são colocados os ingredientes e uma fonte de calor para preparar a comida. Em outros há modernos veículos com iluminação, refrigeração, fogão e balcão (as lanchonetes, que não são verdadeiros restaurantes).
O primeiro restaurante como o conhecemos (com clientes escolhendo porções individuais em um cardápio, aguardando em suas mesas, com horários fixos ou não) foi a "Grande Taverne de Londres", fundado em 1782 por Antoine Beauvilliers, na rua de Richelieu, em Paris, que permaneceu 20 anos sem concorrência.

Grand Taverne de Londres - "Primeiro" restaurante do mundo.
Porém, segundo o Guiness Book, o restaurante mais antigo do mundo e ainda em funcionamento fica na Espanha, na calle de Cuchileros 17, Plaza Mayor (Madrid). Trata-se do Sobrino de Botín que fuciona ininterruptamente desde 1725, embora nos primeiros anos não fosse exatamente um restaurante, mas uma estalagem que recebia viajantes, mercadores, tropeiros. Pertencia ao cozinheiro francês Jean Botín e não ficava nesse endereço atual, mas na Plaza de Herradores, longe dali. Candido Remis, sobrinho do primeiro dono, batizou a casa com o nome atual, Sobrino de Botín.
Sobrino de Botín - Segundo Guiness Book, o resturante mais antigo do Mundo
FOODIE, GOURMET e RESTAURATEUR
Foodie e Goumert
Ainda que os dois termos sejam algumas vezes utilizados com o mesmo sentido, Foodies se diferenciam de Gourmets, apesar de ambos serem epicuristas (aqueles que buscam o prazer) com alimentos. O gourmet possui caráter refinado em seus alimentos, enquanto o foodie simplesmente é apaixonado pelo consumo, estudo, preparo, notícias, entre outros, relacionados aos alimentos. Gourmets simplesmente querem apreciar a comida, enquanto foodies querem aprender tudo sobre comida, tanto a melhor quanto a comum, e sobre a ciência, indústria e personalidades ao redor da Culinária e alimentação.
Restaurater`
Esta é a definição para a pessoa que tem como negócio os restaurantes. Embora ao longo do tempo, o termo passou a descrever qualquer pessoa que possui um restaurante, tradicionalmente refere-se a um profissional altamente qualificado em todos os aspectos do negócio de restaurante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário